SESC FLORESTA
O projeto de um edifício institucional no bairro Santa Tereza aproveita o declive do terreno para criar 5 pavimentos. O partido arquitetônico busca maximizar o potencial construtivo com um volume sólido e evolui pela subtração de elementos, criando um vazio central com pé direito triplo, que funciona como área de convívio, organização dos fluxos e permite ventilação e iluminação naturais. O edifício está localizado em um Conjunto Urbano tombado, preservando a horizontalidade e ambiência do bairro, além de visadas para a Serra do Curral. Suas quatro fachadas terão uma segunda pele metálica de placas perfuradas atuando como brises de proteção solar, possibilitando grandes painéis de vidro nas fachadas norte e sul. Algumas aberturas serão recortadas estrategicamente para emoldurar visadas importantes para o bairro. O último pavimento abrigará um campo de futebol society. O projeto utiliza soluções arquitetônicas contemporâneas, integrando espaços públicos e privados para estimular o uso pelos moradores da vizinhança. Sua arquitetura única e complexa aspira a ser uma referência em Belo Horizonte e marcar a paisagem dos bairros Santa Tereza, Floresta, Sagrada Família e Horto.
Projetos desenvolvidos: Estudo de viabilidade, Indicações Preliminares de Intervenção e Projeto Conceitual de Arquitetura.
Cliente: Sesc Minas
Local: Belo Horizonte, MG
Área: 5.508,53
Ano: 2021/2023
Projeto Arquitetura: Horizontes Arquitetura e Urbanismo (Gabriel Velloso da Rocha Pereira, Iris Dias Resende Pereira, Luiz Felipe de Farias, Marcelo Palhares Santiago e Silvia Guastaferro Magalhães)
Coautores: Clara Gonzaga Garcia, Lucas Dias Franco e Thais Félix
Colaboradores: Daniel Baptista Piancastelli
Estagiários: Karine Andrade, Maria Fernanda Piva e Pedro Vilela
Imagens: Horizontes Arquitetura