blog

Acompanhe as principais novidades sobre o escritório Horizontes Arquitetura e Urbanismo, premiações, novos projetos, publicações e anúncios de vagas.

HORIZONTES PARTICIPA DE VIVÊNCIAS COM O ARQUITETURA NA PERIFERIA

 

Horizontes Arquitetura participa de vivência com o projeto Arquitetura na Periferia

Nos dias 08 e 09 de agosto 2025, a Horizontes Arquitetura e Urbanismo esteve presente em mais uma ação transformadora realizada pelo projeto Arquitetura na Periferia (AnP), iniciativa que promove autonomia e protagonismo de mulheres em comunidades através de consultorias para projetos de arquitetura e autoconstrução.

A Horizontes foi representada pelo estudante e estagiário Matheus Tavares, que participou da vivência teórica e prática promovida pelo grupo, realizada em Belo Horizonte. O evento aconteceu em dois momentos: no primeiro dia, uma roda de conversa sobre assessoria técnica popular e políticas públicas de habitação; no segundo, um mutirão de bioconstrução no Centro Cultural Paulo Freire, localizado no Barreiro.

 

Roda de conversa. Foto: anp

 

Um olhar de dentro da Experiência

"Agradeço imensamente pela oportunidade que tive com essa experiência. Desde que escolhi cursar arquitetura, eu sentia estar buscando algum propósito, alguma forma de participar da sociedade a partir do que eu amo e aprender com ela. Eu digo que ver o grupo atuando renovou meu espírito e me deu uma vontade enorme de ajudar, de compartilhar vivências e conhecimentos. Seja na roda de conversa ou durante a própria obra, ficou evidente como estamos inseridos em uma cultura coletiva, e é desse trabalho conjunto que tiramos nossas potências. Eu mesmo venho de um lar feito a mão por quem veio antes de mim e esse contato, esse amor e dedicação são coisas que perduram na arquitetura e continuam em nós. Foi na companhia de vocês que encontrei o que buscava na arquitetura. Eu gostei de participar de algo que vá perdurar para além de mim, nas memórias que compartilhei com quem trabalhei em equipe e nas paredes batidas que irão acolher quem vai viver o Centro Cultural Paulo Freire." Matheus Tavares

Durante a oficina prática, os participantes puderam aprender e aplicar técnicas sustentáveis como reboco natural, pintura de terra e a execução de um telhado verde, reforçando o compromisso do AnP em unir aprendizado, sustentabilidade e transformação social.

 
 

Arquitetura como ferramenta de transformação

A vivência do Arquitetura na Periferia vai muito além do aprendizado técnico. Ela evidencia como a arquitetura, quando colocada a serviço das pessoas, pode se tornar um instrumento de cuidado, empoderamento e justiça social.

Para a Horizontes Arquitetura e Urbanismo, participar desse tipo de iniciativa é reafirmar o compromisso da empresa com uma prática que ultrapassa os limites do projeto no papel e se realiza no encontro com a comunidade, na valorização do saber coletivo e na construção de espaços que acolhem histórias e futuros.

 

Atividades práticas. Foto: anp

 

Clique Aqui para conhecer melhor o trabalho do Arquitetura na Periferia

 
Marcelo SantiagoComment