PARQUES LINEARES EM BELO HORIZONTE
A Horizontes Arquitetura e Urbanismo, em parceria com o LUA LAB desenvolveu um estudo para criação de vários parques lineares ao longo dos principais córregos de Belo Horizonte.
A inspiração surgiu após o decreto da prefeitura que proíbe a canalização de córregos na cidade. O objetivo da lei é contribuir para a redução de enchentes e alagamentos.
Nossa equipe de arquitetos e urbanistas vai além, e acredita que esta lei pode incentivar a criação de diversos parques lineares por toda a cidade. Parques deste tipo já vem sendo construídos em várias partes do mundo, inclusive em rios que já estavam cobertos e foram 'reabertos', como o famoso parque do rio Cheonggeyechon, em Seoul, Coréia do Sul.
Os parques lineares trariam diversos benefícios para a cidade e cidadãos como: criação de áreas de alagamento 'naturais', evitando que inundações atinjam as moradias; criação de diversas áreas de lazer; contribuição para redução da temperatura local, devido aos microclimas criados pela vegetação.
Esta nova lei é uma ótima oportunidade para a cidade se planejar e criar novas áreas verdes, principalmente em regiões que não tem nenhum parque ou equipamentos de lazer.
O mapa abaixo mostra os principais parques lineares que poderiam ser criados em BH.
11 Parques
70km lineares de parques e córregos recuperados
2.100.000 m² de novos Parques
280.000 novas árvores
86 bairros diretamente beneficiados.