KIT IDOSO
O programa Casa Segura do Idoso (Kit Idoso) foi criado pela URBEL (Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte) com objetivo de prestar assistência técnica e executar melhorias habitacionais para beneficiar famílias carentes, especialmente idosos com dificuldade de locomoção. Atendendo a esta demanda a Horizontes Arquitetura desenvolveu projetos de reforma de banheiros para mais de 330 famílias em vilas, favelas e conjuntos habitacionais de Belo Horizonte. A seleção das famílias foi feita através do cadastro de famílias carentes da URBEL e contemplou idosos que vivem em condições precárias e que não serão atendidos por outros programas habitacionais como Vila Viva ou Minha Casa Minha Vida.
As intervenções se concentraram nos banheiros pois é o ambiente da casa onde ocorrem mais acidentes com idosos, devido ao piso escorregadio e por ser um ambiente onde o idoso fica desacompanhado. O objetivo do trabalho foi contribuir para diminuição de acidentes e oferecer maior segurança, salubridade e conforto para os idosos.
A equipe da Horizontes, formada por arquitetos, engenheiros e assistentes sociais, visitou cada uma das casas e famílias selecionadas para realizar medições, análises técnicas e entrevistas com os moradores. O resultado foi o desenvolvimento de um projeto único e específico para cada família, resultando em quase 2 mil metros quadrados de projetos de banheiros. As reformas preveem ampliação dos banheiros para garantir área confortável e segura para pessoas com muletas/andadores e cadeirantes.
Os projetos preveem a utilização de um kit padrão de materiais de revestimento, louças e metais que será utilizado em todos os banheiros. Todos os banheiros receberão portas de fácil abertura, com maçaneta tipo alavanca e abertura para fora do ambiente. Os banheiros contarão com barras de apoio, revestimentos antiderrapantes e acessórios diversos: assentos para chuveiros, pias adaptadas, sanitários especiais, etc. Todas as instalações serão executadas conforme a NBR 9050 (Norma Técnica de Acessibilidade).
Além das intervenções arquitetônicas, serão feitas melhorias na infraestrutura dos banheiros, incluindo ligação de rede de água e esgoto, correção de problemas estruturais, aberturas de janelas com maior iluminação e adequação das instalações elétricas. Os projetos tiveram início em março de 2015 e foram finalizados no primeiro semestre de 2016. As intervenções garantirão maior segurança e expectativa de vida aos idosos, além de melhorar sua autoestima e dignidade.
O trabalho foi publicado no jornal do Estado de Minas e na Revista D+, especializada em inclusão e acessibilidade.