0309.ARQ.AP.IMG_06_R03.jpg

CEMITÉRIO PARQUE

O Cemitério Parque e Crematório terá Templo Crematório, Centro Ecumênico e salas de velório no ponto mais alto do terreno, conecatados por uma praça com mirante e espelho d’água. Todos os ambientes são integrados com jardins e exploram texturas e iluminação natural para criar ambientes acolhedores e com sensação de intimidade

 

CEMITÉRIO PARQUE E CREMATÓRIO

O projeto do Cemitério Parque parte da implantação do Templo Crematório e do Centro Ecumênico no ponto mais alto do terreno, unidos visualmente por uma praça formada por lâmina d’água sobre um leito de pedras soltas. Ao redor da praça molhada se organizam os demais espaços. Os prédios do conjunto são prismáticos e simples, revestidos internamente e externamente com granito rosa lixado. No Templo Crematório as paredes laterais internas são curvas, direcionando o olhar para o plano envidraçado do fundo, criando uma conexão visual com a paisagem, buscando criar sensações de amplidão e plenitude. O Centro Ecumênico é mais reservado, fechado por paredes cegas para gerar sensação de intimidade. Atrás do altar um pergolado deixa entrar um jogo de sombra e luz que invade o espaço e reflete no espelho d’água interno. As salas de velório repetem o conceito de introspecção, utilizando iluminação zenital e jardins reservados. Desenhando a topografia, são criados mirantes e praças em níveis, com vistas para o pôr do sol e para o bosque. Nas praças, as urnas crematórias serão depositadas no meio dos jardins, simbolizando o movimento de continuidade da vida. Os edifícios e praças incentivam contato com elementos da natureza e oferecem aos visitantes espaços silenciosos para isolamento, contemplação e oração.

Projetos desenvolvidos: Arquitetura e paisagismo

Cliente: Monte Santo Participações

Local: Ribeirão das Neves, MG

Área: 3,9ha (urbanismo), 2,7ha (paisagismo), 4.488m² (edificações)

Ano: 2020

Projeto Arquitetura: Horizontes Arquitetura e Urbanismo (Gabriel Velloso da Rocha Pereira, Luiz Felipe de Farias e Marcelo Palhares Santiago)

Coautor:  Thaís Minardi

Estagiários: Ana Vitória Leão e Heide Brandenberger

Imagens: Box Image e Horizontes Arquitetura