DISTRITO INDUSTRIAL 2
O distrito Industrial é um loteamento criado com objetivo de atrair empresas para fomentar o desenvolvimento econômico da região. Os condicionantes do projeto foram a integração dos lotes com as áreas de preservação ambiental, definidas por um curso d’água, fragmento de cerrado e uma área de terreno alagadiça. A implantação privilegiou a criação de extensas áreas verdes, contornadas por vias e calçadas, de maneira a potencializar a apropriação e contribuir para sua preservação. O projeto buscou redução da proporção entre áreas de lotes e sistema viário, de forma a viabilizar economicamente o empreendimento. O sistema viário interno foi dimensionado para circulação de carretas bitrem e se articula com as vias externas e vizinhos, garantindo acesso público ao empreendimento, aos cursos d’água e às demais áreas de uso comum e possibilitando conexão futura com terrenos vizinhos. Os lotes foram organizados em setores para diferentes usos: Apoio e serviços, Pesquisa e produção; Institucional, desenvolvimento e administrativo. O paisagismo valoriza o potencial natural da região com a escolha de espécies coerentes com o clima e características da cidade, criando áreas de sombra nas áreas de pedestres e vegetação frutífera e com florações variadas em todo o distrito.
Projetos desenvolvidos: Estudo urbanístico, projeto de urbanização e projetos de infra estrutura urbana (geométrico de vias, terraplanagem, abastecimento de água, sistema de esgoto, sistema de drenagem, iluminação pública, estrutura de obras de arte, pavimentação, sinalização viária, paisagismo, planilha de orçamento, compatibilização de projetos e coordenação de projetos)
Cliente: -
Local: MG
Área: 152ha
Ano: 2018/2019
Projeto: Horizontes Arquitetura e Urbanismo (Gabriel Velloso da Rocha Pereira, Luiz Felipe de Farias e Marcelo Palhares Santiago) e Sanehatem. (Consórcio UHS)
Colaboradores: Camila Alberoni e Cristiane Coutinho
Estagiários: Ana Vitória Leão e Lucas Dias
Imagens: Box Image e Horizontes Arquitetura