HORIZONTES ARQUITETURA. PLANO DIRETOR MINAS NÁUTICO (2).jpg

PLANO DIRETOR MINAS TÊNIS NÁUTICO CLUBE

Plano Diretor do Minas Tênis Náutico Clube. Foram desenvolvidos um conjunto de propostas a curto, médio e longo prazo, envolvendo reorganização espacial e de fluxos do clube, ampliação de espaços, novas edificações, reformulação interna e externa de edificações existentes, paisagismo, etc. O Plano Diretor final apresenta um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento do clube, incluindo organização espacial dos usos do solo, das redes de infraestrutura e dos elementos edificados.

 

PLANO DIRETOR DO MINAS TÊNIS NÁUTICO CLUBE

O Minas Tênis Náutico Clube começou a ser construído em 1998, a partir de Plano Diretor original de 1995. O Plano Diretor do clube vem sendo atualizado periodicamente, de acordo com o crescimento do número dos sócios e com as novas demandas e necessidade identificadas pelo clube. Na fase de Levantamento de dados foram realizadas análises dos projetos e Plano Diretor existente, entrevistas e visitas de campo para conhecimento das características físicas e de funcionamento do clube. Na fase de Diagnóstico foram produzidos mapas de fluxos, identificação dos conflitos e novos usos demandados pelos sócios, mapeamento de usos e atividades obsoletas, além de análise das restrições legais. Na fase do Plano Diretor Geral foram desenvolvidos um conjunto de propostas a curto, médio e longo prazo, envolvendo reorganização espacial e de fluxos do clube, ampliação de espaços, novas edificações, reformulação interna e externa de edificações existentes, paisagismo, etc. O Plano Diretor final apresenta um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento do clube, incluindo organização espacial dos usos do solo, das redes de infraestrutura e dos elementos edificados.

Projetos desenvolvidos: Levantamento de dados, Diagnóstico e Plano Diretor.

Cliente: Minas Tênis Náutico Clube

Local: Nova Lima, MG

Área: 110ham²

Ano: 2019/2020

Projeto Arquitetura: Horizontes Arquitetura e Urbanismo (Gabriel Velloso da Rocha Pereira, Luiz Felipe de Farias e Marcelo Palhares Santiago) e Rafael Yanni

Imagens: Horizontes Arquitetura e Pablo Adán