blog

Acompanhe as principais novidades sobre o escritório Horizontes Arquitetura e Urbanismo, premiações, novos projetos, publicações e anúncios de vagas.

ARQUITETURA COM A MAIÚSCULO

 

O jornal Estado de Minas destacou recentemente um artigo de opinião na coluna 'Geléia Urbana', intitulado "Arquitetura com A maiúsculo, O retorno", assinado pelo arquiteto Leon Myssior. O artigo enfatiza os melhores exemplos de boa arquitetura em Belo Horizonte, ilustrando sua narrativa com imagens extraídas do acervo do ARQBH.

O ARQBH, um valioso repositório de fotografias de edifícios em Belo Horizonte, é mantido pelo arquiteto Marcelo Palhares Santiago, diretor da Horizontes Arquitetura, e pela arquiteta Flávia Gamallo Gondim Santiago. O texto do Estado de Minas destaca o notável trabalho de fotografia e pesquisa em arquitetura realizado por Marcelo e Flávia, reconhecendo sua significativa contribuição para a promoção e preservação da arquitetura na capital mineira.

Este reconhecimento destaca a importância do ARQBH como uma fonte valiosa para a apreciação e compreensão da arquitetura em Belo Horizonte. Agradecemos ao arquiteto Leon Myssior por evidenciar o mérito dessas iniciativas que enriquecem nosso entendimento e apreciação da arquitetura local.

 

Edifício Lourival Gonçalves de Oliveira, projeto do Arquiteto Carlos Alberto Viotti. Foto: ARBH, Marcelo Palhares Santiago

 

“(…) Arquitetura com A maiúsculo que, em meu entendimento, identifica a Arquitetura que tem propósito, intenção, volumetria, harmonia; é aquela Arquitetura que é desafiadora, propositiva e memorável. Porque, assim como nem todo filme é cinema, nem toda escrita é literatura e nem todo desenho é arte, nem tudo o que é construído é arquitetura, nem toda reforma, retrofit ou adaptação é arquitetura.

Arquitetura com A maiúsculo é coisa rara, não porque exija algum produto difícil de achar, mas porque exige uma matéria rara: competência, talento, sensibilidade, conhecimentos de engenharia, cultura, engajamento e compromisso com o contratante, com os futuros moradores e com a cidade. Um conjunto de habilidades e saberes específicos, e raros quando em conjunto.

Há arquitetos, e Arquitetos com A maiúsculo. E, para a coisa não ficar apenas na cabeça de quem escreve (eu) e na de quem lê (vocês), vou fazer diferente e mostrar um pouco do que tentei explicar, recorrendo ao ArqBH, um riquíssimo repositório da arquitetura mineira criado e mantido pelos Arquitetos Flávia Gamallo Gondim Santiago e Marcelo Palhares Santiago. (…)

A Arquitetura com A maiúsculo não está relacionada - nem aqui e nem no mundo civilizado, com a exuberância - com o brilho, a opulência ou materiais exagerados. Exagero na arquitetura, só se for de bom gosto, harmonia, emoção e boa engenharia, ingredientes para que um projeto original e bem pensado se torne, num primeiro momento, uma - boa - surpresa. E, mais adiante, uma referência para, com o passar das décadas, um clássico. The real deal, como diriam as pessoas inteligentes.”

Clique aqui e conheça o ARQBH

Clique aqui e leia a matéria completa

 
Marcelo SantiagoComment