8611.PRJ03.AO.CASA.DO.BAILE.2016.01 (22) - Cópia.JPG

CASA DO BAILE

Projeto de adaptação para acessibilidade universal e restauração completa dos materiais nobres de revestimento da Casa do Baile. Foi feita uma proposta conceitual para criação de um jardim aquático para integração da Casa do Baile e orla. Projeto original de Oscar Niemeyer, tombado pelo patrimônio histórico (DIPC, IEPHA e IPHAN) e reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco

 

RESTAURAÇÃO DA CASA DO BAILE

Projeto de reforma da Casa do Baile adaptação dos banheiros públicos para acessibilidade universal, restauração completa de todas as janelas, fachadas e materiais nobres de revestimento. Projeto prevê ainda uma proposta conceitual para criação de jardim aquático/espelho d´água para integração da Casa do Baile com a Lagoa da Pampulha. Projeto original de Oscar Niemeyer. Edifício tombado pelo patrimônio histórico em três instâncias (DIPC, IEPHA e IPHAN). Edifício faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Projetos desenvolvidos:  Estudo de viabilidade, Arquitetura, estrutura de concreto, hidrossanitário, elétrico, impermeabilização, planilha de quantitativos, planilha de orçamento, topografia, sondagem, aprovação no patrimônio, compatibilização de projetos e coordenação de projetos.

Cliente: Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de Belo Horizonte

Local: Pampulha, Belo Horizonte, MG

Área: 2.370,00m²

Ano: 2012/2013

Projeto: Horizontes Arquitetura e Urbanismo (Gabriel Velloso da Rocha Pereira, Luiz Felipe de Farias e Marcelo Palhares Santiago)

Colaboradores: Carolina Eboli, Iris Dias Resende , Larissa Nunes, Mateus Castilho, Natália Freitas e Nina Apparicio

Estagiários: Dayane Coelho, Isabela Ziviane, Luiza Domenici, Maria Del Rocio Gonzalez Ferraez, Tainah Drummond, Rejane Coutinho Drumond, Rita Jácome e Waleska Campos Rabelo

Fotos: Marcelo Palhares Santiago