blog

Acompanhe as principais novidades sobre o escritório Horizontes Arquitetura e Urbanismo, premiações, novos projetos, publicações e anúncios de vagas.

Apresentação estudantes Michigan

 

[gallery]

Rebemos no último dia 9 de março um grupo de estudantes do Mestrado da Universidade de Michigan, EUA. Os alunos do arquiteto Fernando Lara vieram ao Brasil para conhecer e estudar a realidade das favelas. A equipe da Horizontes apresentou aos estudantes americanos diversos projetos de habitação social e intervenção em favelas realizados pelo escritório. Os projetos que mais chamaram atenção foram do Conjunto Santa Rosa 2, Vila Barraginha e as praças em áreas remanescentes de urbanização dos Aglomerados da Serra e Morro das Pedras.

Os americanos apresentaram suas idéias e destacaram o choque de realidade presenciado em seus passeios pelas favelas.

Parabenizamos o colega Fernando Lara pela iniciativa de propor este tipo de discussão em uma universidade americana. O intercâmbio arquitetônico e a troca de experiências entre culturas tão diferentes foi riquíssimo e bastante produtivo.

Os estudantes tiveram contato com as reais necessidades das comunidades e com o tipo de intervenção que as empresas de arquitetura são capazes de viabilizar. Em contrapartida, os arquitetos brasileiros se viram diante de novos pontos de vista para a realidade brasileira, além da discussão de novas metodologias de análise e projeto para intervenção nas favelas.

Que venham mais encontros como este!