Horizontes Arquitetura e Urbanismo - escritório de projetos

blog

Acompanhe as principais novidades sobre o escritório Horizontes Arquitetura e Urbanismo, premiações, novos projetos, publicações e anúncios de vagas.

13ª PREMIAÇÃO DE ARQUITETURA DO IAB-MG

 

A equipe da

Horizontes Arquitetura e Urbanismo

dirigida pelos arquitetos Gabriel Velloso, Luiz Felipe de Farias e Marcelo Palhares, com participação do arquiteto Fernando Luiz Lara (parceiro da Horizontes em projetos especiais) e da estagiária Irís Dias, foi premiada na

13ª Premiação de Arquitetura do IAB-MG

(Instituto de Arquitetos do Brasil-seção Minas Gerais). O prêmio foi entregue pela diretoria do IAB-MG em cerimônia realizada no final de 2011, no auditório da Escola de Arquitetura da UFMG.

A Premiação do IAB-MG acontece anualmente e tem reconhecida importância nacional, já tendo premiado alguns dos mais importantes arquitetos mineiros. O objetivo da premiação é destacar a contribuição dos arquitetos para a cultura e para a melhoria das cidades, com ênfase na criatividade, valorização do projeto como ferramenta de tomada de decisão, aproveitamento dos recursos naturais e o compromisso profissional com as necessidades e aspirações do homem contemporâneo.

O projeto premiado foi a "Habitação de Interesse Social Bicão", um estudo para implantação de conjuntos habitacionais, comerciais e edifícios institucionais utilizando solução de escalonamento em área de grande declividade na Barragem Santa Lúcia em Belo Horizonte. O projeto faz parte do programa Vila Viva e de um grande processo de urbanização da vila. O júri destacou o projeto como exemplo significativo e merecedor de atenção.

A solução projetada prevê prédios de uso misto, com residência e comércio. O uso comercial no pavimento térreo é uma inovação deste projeto, nunca antes utilizada pela URBEL em projetos em favelas de Belo Horizonte. No entanto, o uso misto é apoiado pelo que há de mais progressista em termos de habitação social em todo o mundo, possibilitando ao morador a flexibilidade de viver bem próximo ao trabalho, além de facilitar o acesso a bens e serviços aos demais moradores. Outra novidade desta tipologia são as vagas de estacionamento para veículos e motocicletas em todos os prédios, em resposta a constantes pedidos da população. O empreendimento na Rua do Bicão servirá como projeto piloto para uma melhor avaliação do funcionamento integrado destes usos em intervenções futuras em vilas e favelas. Enquanto a acessibilidade e o saneamento foram o carro chefe do Vila Viva até agora, os edifícios da via do Bicão representam a possibilidade de melhoria significativa também nas tipologias residenciais.

Agradecemos a todos os profissionais e parceiros envolvidos no desenvolvimento dos projetos e especialmente à URBEL, SANEHATEM e URBE que viabilizaram estes projeto.