blog

Acompanhe as principais novidades sobre o escritório Horizontes Arquitetura e Urbanismo, premiações, novos projetos, publicações e anúncios de vagas.

OFICINA PARA A PAZ, A CONSTRUÇÃO DA SEDE DA ONU

 


Oficina para a paz; a construção da sede da ONU

Este documentário de 54 minutos, produzido pela ONU, mostra os bastidores do processo de concepção do projeto de arquitetura da sede da ONU em NY, que reuniu alguns dos principais arquitetos do mundo na época. A equipe era formada por 11 arquitetos: N.D. Bassov (União Soviética), Gaston Brunfaut (Bélgica), Ernest Cormier (Canadá), Le Corbusier (França/Suíça), Liang Ssu-cheng (China), Sven Markelius (Suécia), Oscar Niemeyer (Brasil), Howard Robertson (Reino Unido), G.A. Soilleux (Austrália) e Julio Villamajo (Uruguai), sob coordenação geral do arquiteto norte americano Wallace Harrison, autor do projeto do Lincoln Center e que participou da obra do Rockfeller Center.

Durante 5 meses (fevereiro a junho de 1947), os arquitetos trabalharam dia e noite e produziram quase 50 propostas. A proposta de Oscar Niemeyer, de número 32, foi escolhida por unanimidade. Após a escolha, para agradar Le Corbusier que estava insatisfeito por ter sido preterido, Niemeyer aceitou, a contra-gosto, fazer pequenas alterações e apresentar uma proposta conjunta com Corbusier (proposta 23-32). Esta proposta final é a que foi construída.

O documentário é imperdível para estudantes, arquitetos e interessados em história.