blog

Acompanhe as principais novidades sobre o escritório Horizontes Arquitetura e Urbanismo, premiações, novos projetos, publicações e anúncios de vagas.

MENÇÃO HONROSA PRÊMIO IAB-PE EDIÇÃO CENTENÁRIO

 

A Horizontes recebeu Menção Honrosa pelo projeto da Escola de Música da UFPE no Prêmio Edificações Wandenkolk Tinoco Edição Centenário, IAB PE. Escola de Música da UFPE

O projeto de uma Escola de Música apresenta dois desafios: enquanto a sala de concertos é carregada de complexidades e carga simbólica, a escola tem desafios didáticos e culturais que podem definir uma “escola musical”. Compositores e maestros chegaram a criar suas escolas e pedagogias, definindo o trabalho e a cultura musical de sua geração ou da nação. Estes desafios demandam um edifício com especial, com caráter próprio, e não um “amontoado” organizado de salas. A Escola de Música da UFPE será definida pelos vazios, movimentos e pela excelência acústica. O programa se organiza ao redor dos elementos que qualificam e diferenciam a arquitetura: luz e sombra, espaços de convívio, espaços para ver e ser visto. A volumetria resulta da organização de espaços ao redor dos vazios E dos balanços e ângulos gerados pelas demandas acústicas. Os ângulos e variação de planos expressam o movimento e a dinâmica inerentes à criação musical. O desenho topográfico da entrada compõe uma praça arborizada, com rampas, arquibancada/anfiteatro e palco para eventos externos. As formas anguladas e as superfícies com aparência metálica denotam a contemporaneidade do projeto, registrando no edifício o "espírito da época”.

Clique aqui para acessar o site do IAB Pernambuco