Horizontes+Arquitetura+-+CADM+MARIO+CAMPOS+-+foto+Ivan+Araujo+%2822%29.jpg

CENTRO ADMINISTRATIVO MARIO CAMPOS

O projeto partiu do estudo de terrenos disponíveis e seleção do local mais adequado para construção do Centro Administrativo. A construção de uma sede centralizada visa reduzir gastos com aluguéis em prédios dispersos, melhorar as condições de trabalho dos servidores e concentrar o atendimento à população. A concepção partiu da definição de 3 etapas, três blocos separados pelos eixos visuais e de acesso do terreno. Após a conclusão das três etapas, uma cobertura em aço cortem fará a união entre os edifícios, promovendo circulação protegida e espaços de convívio. O sistema estrutural é estrutura de concreto armado com lajes nervuradas, fachadas laterais em alvenaria com rasgos verticais e fachadas principais em panos de vidro protegidos por varandas. O corredor técnico na fachada norte, protegido por cobogós de concreto, permite acesso às áreas técnicas. A criação de um espaço de acesso público frontal parte do conceito de espaço “defensável”, onde a visibilidade contribui para a sensação de segurança.

 

CENTRO ADMINISTRATIVO MÁRIO CAMPOS

O projeto partiu do estudo de terrenos disponíveis e seleção do local mais adequado para construção do Centro Administrativo. A construção de uma sede centralizada visa reduzir gastos com aluguéis em prédios dispersos, melhorar as condições de trabalho dos servidores e concentrar o atendimento à população. A concepção partiu da definição de 3 etapas, três blocos separados pelos eixos visuais e de acesso do terreno. Após a conclusão das três etapas, uma cobertura em aço cortem fará a união entre os edifícios, promovendo circulação protegida e espaços de convívio. O sistema estrutural é estrutura de concreto armado com lajes nervuradas, fachadas laterais em alvenaria com rasgos verticais e fachadas principais em panos de vidro protegidos por varandas. O corredor técnico na fachada norte, protegido por cobogós de concreto, permite acesso às áreas técnicas. A criação de um espaço de acesso público frontal parte do conceito de espaço “defensável”, onde a utilização e a visibilidade contribui para a sensação de segurança.

Projetos desenvolvidos: Estudo de viabilidade, Arquitetura, comunicação visual, estrutura de concreto, estrutura metálica, hidrossanitário, drenagem, elétrico, cabeamento estruturado, cftv, sonorização, alarme, spda, prevenção e combate a incêndio, climatização, impermeabilização, planilha de quantitativos, planilha de orçamento, compatibilização de projetos e coordenação de projetos.

Cliente: Prefeitura de Mário Campos

Local: Mário Campos, MG

Área: 2.061,97m²

Ano: 2014/2015

Projeto: Horizontes Arquitetura e Urbanismo (Gabriel Velloso da Rocha Pereira, Luiz Felipe de Farias e Marcelo Palhares Santiago)

Coautor: Iris Dias Pereira e Silvia Guastaferro.

Climatização e exaustão: Mauro Lúcio Vieira; Estrutura de concreto, contenções e fundações: Tatiana Souza Antunes Ribeiro; Estrutura Metálica: Nilvando Alves da Rocha; Instalações elétricas, dados, telefonia, cftv, alarme, spda: Sandro José Gomes dos Santos; Instalações hidrossanitárias e drenagem: Jaqueline Braga de Azevedo; Planilha de quantitativos e orçamento: Edson Americano; Prevenção e combate a incêndio: Bruno Aurélio de Souza Pereira da Silva.

Fotos: Ivan Araújo

Imagens 3D: Horizontes Arquitetura e Urbanismo