Horizontes Arquitetura e Urbanismo - escritório de projetos

blog

Acompanhe as principais novidades sobre o escritório Horizontes Arquitetura e Urbanismo, premiações, novos projetos, publicações e anúncios de vagas.

HORIZONTES RECEBE MENÇÃO HONROSA NO PRÊMIO IAB-MG 2017

 

A equipe da Horizontes Arquitetura recebeu Menção Honrosa na XIX Premiação do IAB MG (Instituto de Arquitetos do Brasil - Minas Gerais) pelo projeto de restauração da Sede da Fundação Zoobotânica (projeto original de Oscar Niemeyer). A menção honrosa foi concedida na categoria Conservação e Requalificação do Patrimônio Construído. 

O evento de entrega dos prêmios e menções foi realizado no dia 11/12/2017 no auditório do Museu Histórico Abílio Barreto. Esta é a oitava premiação que a Horizontes Arquitetura recebe do IAB-MG e a terceira consecutiva. 

O projeto de restauração da Sede da FZB foi desenvolvido pela Horizontes Arquitetura e Urbanismo, para a Prefeitura de Belo Horizonte tendo como cliente final a Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte. O edifício original foi projetado por Oscar Niemeyer para ser a Sede do Golfe Clube de Belo Horizonte.

A edificação é tombada pelo patrimônio em três instâncias, federal, estadual e municipal (IPHAN, IEPHA e DIPC), como parte integrante do Conjunto arquitetônico da Pampulha. O projeto de restauração foi desenvolvido entre 2014 e 2016 a partir de projeto do diagnóstico de restauro desenvolvido pela arquiteta Mônica Rocio Neves. 

A reforma da Sede da FZB tem como objetivos criar uma área de eventos, adequações para melhor funcionamento como área administrativa e resgatar a concepção original, que sofreu diversas alterações ao longo dos anos.

Além do restauro da edificação, foi projetado também um jardim ornamental ao redor da sede, inspirado em projeto original do paisagista Roberto Burle Marx, que nunca havia sido executado. O novo jardim irá contribuir ainda mais para a valorização do edifício, retomando uma parceria que aconteceu inúmeras vezes, como na orla da Pampulha e em Brasília.

Além de resgatar a memória da arquitetura modernista e a obra de profissionais tão importantes na cultura brasileira, o restauro proverá espaços mais confortáveis aos funcionários da FZB e seus visitantes, acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, área para realização de eventos e se tornará novo atrativo turístico no Conjunto Modernista da Pampulha.

 

Projeto: Horizontes Arquitetura e Urbanismo (Gabriel Velloso da Rocha Pereira, Luiz Felipe de Farias e Marcelo Palhares Santiago)

Colaboradores: Camila Alberoni, Carolina Éboli, Debora Misson, Fernanda Boratto, Iris Dias Resende, Isabela Ziviani, Larissa Nunes, Lorena Coscarelli, Rafael Yanni, Robson de Araújo Filho, Silvia Guastaferro e Waleska Rabelo

Estagiários: Constanza Cherulli, Marina Zambelli, Maria Fernanda Abras, Natália Ribeiro, Nathália Basílio e Renata Ribeiro
Imagens 3d: Lucas Silva
Painel Artístico: João Cesar de Melo

Estruturas Metálica, Concreto e Fundação: Igor Portella G. Carvalho e Leonardo Braga Passos (PI Engenharia e Consultoria Ltda)
Cabeamento estruturado, elétrica e sistema de proteção contra descargas atmosféricas: Sandro José Gomes dos Santos (HS Engenharia);
Hidráulica: Jaqueline Braga Azevedo (Engaja Engenharia e Consultoria Ltda.)
Impermeabilização: Firmino Siqueira (Firmino Siqueira Consultoria Associados)
Planilhas estimativas e de quantitativos, plano de obras: Karina Carneiro
Planilha orçamentária: Edson Americano (GTC Engenharia e Consultoria)
Sistema de Combate a Incêndio e Pânico: Bruno Aurélio de Souza Pereira da Silva (RAPS Engenharia)
Sondagem: José Luiz Mendes Tavares (JLM Tavares Construções)
Levantamento Topográfico: Luiz Rogério Cruz (IGL Ambiental)

 
Marcelo SantiagoComment