blog

Acompanhe as principais novidades sobre o escritório Horizontes Arquitetura e Urbanismo, premiações, novos projetos, publicações e anúncios de vagas.

ARQBH PREMIADO

 

O diretor da Horizontes Marcelo Palhares Santiago recebeu dois prêmios por seu trabalho de fotografia de arquitetura de Belo Horizonte. O ARQBH foi premiado na categoria Cultura Arquitetônica da 21ª Premiação IAB 2021 – Edição do Centenário, na edição regional do estado de Minas Gerais e na edição Nacional do IAB Brasil. O júri destacou a importância de um trabalho de atualização contínua que já dura 16 anos e aproxima a população da arquitetura construída e materializada na cidade de Belo Horizonte. O trabalho pode ser acessado pelo site www.arqbh.com.br ou pelo instagram. O ARQBH é mantido pelos arquitetos, fotógrafos e pesquisadores Marcelo Palhares Santiago e Flavia Gamallo Gondim Santiago.

O ARQBH é um guia de arquitetura on-line de Belo Horizonte. Tem como objetivo contribuir com a preservação e divulgação da arquitetura da cidade. O site foi criado em 2005 como forma de organizar e divulgar publicamente um grande arquivo pessoal de fotos digitais. É mantido por arquitetos que decidiram unir seus dons e paixões pela fotografia, arquitetura e história em prol da memória urbana de Belo Horizonte. O ARQBH reúne fotos de obras importantes que caracterizam a evolução histórica de BH, desde o desenho moderno criado por Aarão Reis, passando pelas residências ecléticas desenhadas pela Comissão Construtora, pela arquitetura neoclássica do fim do século 19 e início do século 20, pelos marcantes períodos Art-Decó e proto moderno, a exuberante arquitetura modernista, o revolucionário pós-modernismo mineiro, culminando com a diversidade da arquitetura contemporânea. Enfim, o ARQBH utiliza a internet como ferramenta de divulgação e valorização dos arquitetos e da arquitetura produzida em Belo Horizonte. Mantém viva a história, perpetuando imagens do presente e passado, possibilitando que a memória da arquitetura de Belo Horizonte não se perca para as gerações futuras.